You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Recuperação Ambiental Permanente

Após a enchente que assolou a nossa cidade no mês de maio de 2024, precisamos deixar de interpretar as distintas formas do ocorrido e dar um passo à frente buscando transformar nosso modo de vida diante do mundo. Incluindo investimentos que competem à sustentabilidade e estruturação do desenvolvimento equilibrado em prol da VIDA. Ressaltamos a palavra vida, devido a incompreensão de que a vida do ser humano é mais preciosa do que outras formas de vida. No entanto, um dos aprendizados durante enchente foi que “toda a vida importa”! Nesse contexto foi destacada a vida animal. Também, aqui deve ser incluída a vida vegetal. A água, que é fonte vital de vida, foi a mesma que afetou as distintas vidas de Canoas.

Diante desse cenário estamos em tempos de readaptação ao nosso espaço geográfico, momento singular para planejarmos que tipo de transformação que devemos efetuar em nossa cidade e quais as heranças que vamos deixar para as próximas gerações. Chegou a hora de revitalizarmos as áreas verdes na intenção de uma busca pela qualidade de vidas. Incentivar o desuso dos veículos automotores, motivando o uso de meios de
transportes de energia sustentável como a bicicleta, e até mesmo locais seguros para o trânsito de pedestres. Assim criamos a cultura de uma cidade limpa e verde, com espaços públicos para o lazer, recreação e convivência. Deixando de lado os métodos paliativos de solucionar problemas que são permanentes sendo esquecidos pelo período em que não ocorrem novos desastres.

Em suma, a preservação e promoção dos ecossistemas está diretamente associada à garantia das vidas e de um desenvolvimento sustentável. Por isso precisamos de políticas de prevenção para não colocá-las em risco, os resultados são efetivos e duradouros, assim como economicamente mais barato.

Compartilhe esse Material:

Autor(a)

Rodrigo Leites

Educador Social Licenciado em História, Capoeirista e estudante de Serviço Social.


Faça um Comentário